.

AMIZADE ALÉM FRONTEIRAS

Clubes promovem intercâmbio entre rotarianos de dois países e três distritos rotários

Jaguarão, RS – 20/10/2017 — O que era para ser apenas uma visita entre apenas dois clubes do Rotary no sul do Brasil tornou-se um belo exemplo de encontro de companheirismo entre rotarianos, familiares e convidados de várias cidades, com a realização do I Intercâmbio Rotário Internacional da Amizade Canoas – Jaguarão – Rio Branco.

A iniciativa que teve como mentor o rotariano e empresário Marcos Netto associado do Rotary Club de Canoas Industrial (Distrito 4670) levou um grupo de rotarianos e convidados para a cidade de Jaguarão na fronteira com o Uruguai. Lá foram recebidos não só pelos companheiros do Rotary Clube de Jaguarão e Rotary Club de Jaguarão Leste (Distrito 4780), e também pelos rotarianos do Rotary Club de Rio Branco (Distrito 4980), situado na cidade de mesmo nome no país vizinho Uruguai.

Durante três dias todo o grupo participou de uma intensa programação turístico-cultural-social que iniciou-se com uma reunião festiva oficial na sede do Rotary Jaguarão Leste, e seguiu com visitas aos locais mais significativos de Jaguarão, cidade com um riquíssimo patrimônio histórico com mais de 800 prédios tombados e em processo de restauração; como por exemplo o Museu Carlos Barbosa, residência oficial do primeiro governante do estado gaúcho em perfeito estado de conservação com toda sua mobília original de um século atrás.

Para marcar a ocasião o grupo atravessou a fronteira entre os dois países pela Ponte Mauá, um dos mais belos exemplos de arquitetura rodoviária existente no mundo, para no lado uruguaio descerrar uma placa comemorativa e plantar a “Árvore da Amizade” alusiva ao encontro.

Marcos Netto destaca que “o passeio não só foi uma bela oportunidade para rever os amigos mas também para fazer novas amizades; e o melhor de tudo: cada participante que inscreveu-se para o intercâmbio também contribuiu em dinheiro para a para a campanha End Polio Now e Fundação Rotária, que recebeu USD 700.00 com a iniciativa!”, informa Netto.

Além de autoridades locais como o Prefeito Municipal Favio Telis que estava presente em todas as atividades, presente ao encontro o Governador do Distrito 4780 Eusébio Prevedello que não conteve os elogios para a iniciativa. Segundo ele “isto é exatamente o que Rotary International prega para seus associados: amizade e ações pela comunidade. Temos que repetir mais vezes isto entre nossos distritos e países!”

O pedido do Governador será atendido. Em março do próximo ano os rotarianos da fronteira estarão retribuindo a visita por três dias na cidade de Canoas, RS, região metropolitana da capital do estado gaúcho.

O intercâmbio encerrou-se com um animado jantar de massas promovido pelos clubes de Jaguarão com a participação de mais de 300 pessoas.

Outras informações podem ser obtidas visitando a página do Rotary Club Canoas Industrial:  www.facebook.com/rotarycanoasindustrial

O Rotary

O Rotary é uma rede global de voluntários que se dedicam a enfrentar grandes desafios da humanidade. Seja ajudando famílias menos privilegiadas ou lutando para erradicar a pólio no mundo, seus associados causam mudanças positivas local e internacionalmente. Para mais informações, acesse o site do Rotary.

Depoimento da Jovem Ana Carolina Dutra de Arruda

Dia 5 de fevereiro, completei seis meses de intercâmbio aqui em Clifton, estado do Tennesse. Incrível a nossa ida  à Conferência  Distrital do Interact e, depois no feriado de Martin Luther King Day em Menfis, um show à parte e o jogo da NBA no FedEx Forum. Todos deveriam ter a oportunidade de fazer essa imersão cultural!!!! Agradeço sempre por fazer parte desse programa de intercâmbio através do Rotary, ele muda não só a vida do intercambista, mas a vida de toda a comunidade envolvida.  Estou bem e feliz como nunca, essa família que me acolheu é simplesmente muito cativante e faz de tudo para que eu tenha o melhor intercâmbio de minha vida, por isso eu só tenho a agradecer ao Rotary pela experiência maravilhosa que está me proporcionando e que continue melhorando o processo e enviando cada vez mais embaixadores.

Ana Carolina Dutra de Arruda
Estados Unidos

fotos

Rotary Clubs de Campinas, Valinhos e Vinhedo promovem Workshop para preparação de Jovens Candidatos ao Programa de Intercâmbio

Eliane Valente, RC Campinas

1Com promoção dos Rotary Clubs de Campinas, Valinhos e Vinhedo aconteceu durante todo o sábado 12 de dezembro, na sede da Associação dos Rotarianos de Campinas, o Workshop de Desenvolvimento Pessoal e Emocional. Foi especialmente idealizado para a preparação de jovens candidatos a intercâmbio, inbounds e interactianos.

Após a abertura realizada pelo companheiro Robson Gimenes, o Work Shop foi conduzido pelos companheiros Vivaldo Staut e Reinaldo Crepaldi, da Comissão de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club de Campinas, que contou com dinâmicas específicas para desenvolvimento de habilidades pessoais.

Letícia Camargo, candidata pelo RC de Campinas e que escolheu a Indonésia para seu intercâmbio, com imersão prevista para início em julho/agosto de 2016, comenta que o workshop lhe proporcionou uma reflexão mais profunda sobre os seus objetivos. “Aprendi que, além de colocar meu foco nos objetivos, eu tenho que mentaliza-los e interioriza-los. Assim, será mais fácil alcança-los”, relata. Conta também que aconteceram dinâmicas para desenvolvimento da atenção e de como fazer para dar foco e importância nas qualidades e habilidades que cada um possui. Foram conduzidas dinâmicas que deixaram os participantes desconfortáveis, sem espaço para mobilidade…, tudo visando o aprendizado de como resolver desconfortos que possam acontecer.

O Workshop contou com a presença de 18 jovens e teve participação intensa de todos eles. Segundo a organização, o dia foi muito produtivo. Outros Work Shops estão previstos para serem realizados no primeiro semestre de 2016.