Curta duração

Características

O Programa de Curta Duração, destinado a Jovens de 14 a 17 anos, oferece uma experiência diferente, tendo uma duração que varia de 3 a 8 semanas, no país determinado, dependendo do país e do clube hospedeiro. O Programa não inclui atividades em escolas, pois é geralmente oferecido durante as férias escolares.

O Jovem é também hospedado em casa de família e tem uma série de atividades culturais nesse período, com a oportunidade de conhecer culturas e lugares diferentes.

Sendo um programa bilateral entre famílias candidatas, sua família também terá um jovem estrangeiro para hospedar simultaneamente à sua viagem.

Dentro da programação do Intercâmbio de Curta Duração, há viagens opcionais muito interessantes oferecidas por todos esses países, que não são muito caras e tem duração variada de 5 a 15 dias.

O Programa de Curta Duração é também uma excelente opção que a Expro Brasil® disponibiliza para você. Tem um custo mais reduzido por ser realizado num período menor, mas sem deixar de lado a qualidade e seriedade da rede mundial do Rotary International e da Expro Brasil®.

Países

Os países com os quais a Expro Brasil® normalmente se relaciona e que normalmente vem participando do Programa de Curta Duração são:

Austrália, Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Holanda e Venezuela.

Quem Pode Participar

Se você é um jovem com interesse em novas culturas, curioso e disposto em conhecer e vivenciar diferentes experiências, você já leva todo o jeito para participar de um intercâmbio de maneira mais que proveitosa.

Entretanto, há algumas condições necessárias.

Para os intercâmbios de Curta Duração o Jovem deverá ter entre 14 e 17 anos, no momento da inscrição, e ter entre 15 e menos de 18 anos na data da chegada ao País de destino.

Importante destacar que as inscrições são feitas em um ano e as viagens ocorrem no ano seguinte, com embarques quase sempre ocorrendo em Janeiro e Agosto.

Principalmente para o Programa de Curta Duração, destaca-se que há uma tendência mundial em realizar intercâmbio com jovens cada vez mais novos e com menos idade. Portanto, não espere estar no último ano do Ensino Médio para se inscrever, quanto maior a idade, maiores as restrições para recebimento impostas pelos Países e Rotary Clubs Hospedeiros.

Filhos e parentes de Rotarianos também podem participar, mas não terão nenhuma preferência ou favorecimento no processo de seleção.

É importante também que você esteja acima da média acadêmica, de preferência, entre os melhores de sua classe. Além desses requisitos, é também levado em consideração o seu desempenho em provas de atualidades, conhecimento gerais, inglês, redação, entrevistas, dinâmicas psicológicas.

Note que sua família é quem vai arcar com os custos das passagens, passaporte, visto, seguros e taxas administrativas, que podem variar dependendo do país de destino e do programa escolhido.

Sua família deve também ter condições e desejo de receber e hospedar um jovem estudante estrangeiro em sua casa. Portanto, seus pais também participarão de uma entrevista.

Uma vez satisfeitas essas condições, você tem tudo para ser um futuro jovem intercambista, numa experiência que certamente marcará alguns dos melhores momentos de sua vida.

Como Participar

Identifique agora mesmo qual é o Rotary Club mais perto de sua residência. Basta verificar em www.rotary.org ou www.rotary.org.br e pesquisar a relação dos clubes inseridos nos distritos N º 4430 e N º 4590. Procure o mais próximo de sua região e veja se o clube participa do Programa de Intercâmbio. Entre em contato com o Oficial de Intercâmbio ou Presidente deste Clube, diga que você está interessado em participar do Programa de Intercâmbio Internacional do Rotary, informando seu endereço. Daí em diante, este Oficial lhe orientará sobre o procedimento mais rápido e eficiente que você deve tomar. Caso não exista um Rotary Club, especificamente para o seu bairro ou cidade, escolha aquele que você considera mais próximo de sua residência e bom intercâmbio.

Como se Inscrever:

Após ter entrado em contato com um Rotary Club do distrito 4430 ou 4590, faça o Download do Manual de Inscrição do programa de Curta Duração, no website da Expro Brasil®. Nele você encontra informações detalhadas sobre todos os procedimentos para inscrição.