Outros preparativos

Tão logo sua aceitação no exterior seja confirmada, a Expro Brasil® lhe enviará uma lista com recomendações sobre pontos importantes que você deve considerar antes de sua viagem. Estes itens vão desde o primeiro contato com sua família hospedeira, informações sobre o novo país, prática do idioma e material audio-visual sobre o Brasil, até presentes e lembranças que você deve providenciar para levar.

Alistamento Militar

No primeiro semestre do ano em que completar 18 anos, o jovem cidadão brasileiro do sexo masculino deverá comparecer à Junta do Serviço Militar para alistar-se.
Se, neste período, estiver no exterior, deverá comparecer ao Consulado-Geral do Brasil mais próximo, para alistar-se no serviço militar brasileiro.

Além do formulário (disponível na área de Download) fornecido pelo Consulado-Geral, deverá apresentar:

1. Certidão de nascimento;

2. Passaporte brasileiro (ou carteira de identidade) no original (ou em    fotocópia autenticada em cartório brasileiro); e,

3. 3 fotos (coloridas ou em preto e branco), tamanho 11/2 x 11/2 polegadas, com expressão normal, de frente e sobre fundo branco.

Mesmo que esteja fora do prazo, o alistamento é obrigatório. 

Ao retornar ao Brasil, o jovem deve se apresentar à Junta do Serviço Militar da região de sua residência para regularizar sua situação, munido dos documentos obtidos no exterior.