Perguntas frequentes

O que é o Programa de Intercâmbio de Jovens?

O Programa é uma espetacular experiência proporcionada pelo Rotary, pois a cada ano é dada a oportunidade a centenas de jovens de viajar a um país no exterior para viver em ambientes completamente diferentes do seu. O impacto que este Programa terá nas relações internacionais no futuro é incalculável.

No que esse programa irá me beneficiar no futuro?

Os jovens que participam do intercâmbio tendem a se tornar mais maduros bem antes dos que os que não tiveram essa oportunidade, pois encontram-se distantes de suas famílias, sendo obrigados a controlar suas economias e tomar decisões que talvez nunca viessem a enfrentar ficando em suas casas. Tornam-se mais seguros em palestras e entrevistas, além de aprenderem uma língua estrangeira. No futuro, essas novas qualificações poderão ajudá-lo na obtenção de um emprego, e até na definição de sua carreira acadêmica e profissional. Os jovens que participam do intercâmbio do Rotary International são capazes de se relacionar mais facilmente, sendo mais tolerantes e desenvolvendo uma habilidade para conviver com diferentes estilos de vida. Aprendem também como é o pensamento de outros povos, como as pessoas pensam e o que as motivam para tomarem as mais diversificadas decisões. Há ainda um intenso desenvolvimento do espírito de liderança desses intercambistas.

Para quais países posso ir?

Quando a inscrição é realizada, o Rotary Club irá orientá-lo sobre quais as possibilidades de colocações existentes. O destino que você irá tomar vai depender da sua classificação no processo de seleção que a Expro Brasil®  organiza.

Devo pagar os gastos com escola e os custos de transporte local?

Não. Sua família anfitriã no exterior é que será a responsável pelos custos escolares, bem como por outros gastos de transporte de ida e volta à escola.

Quais são os custos que ficam por conta dos meus pais?

A maioria de seus gastos é pago por seus pais. O custo aproximado do Programa de Um Ano é US$ 6.000,00, que inclui basicamente taxas do Rotary, fundo de emergência, passagem e seguro.

Viagens Locais (em alguns países são obrigatórias):
Aproximadamente US$2.000,00