Vacinas e Seguros

Vacinas 

Você deve tomar as vacinas necessárias de acordo com o seu país de destino. Cada país tem suas próprias regras, mas de modo geral as vacinas exigidas são as de Febre Amarela, Hepatite ZYC, dentre outras que você deve confirmar assim que seu destino estiver definido.

Seguros 

Durante o período de intercâmbio, é obrigatória a cobertura de um Seguro Saúde e de um Seguro de Vida. O Distrito hospedeiro fixa as condições em que tal seguro deve ser feito, variando muito de um país para outro, e a Secretaria da Expro Brasil® deverá orientá-lo nos procedimentos.
Alguns países, como a Austrália, por exemplo, exigem o pagamento do seguro antes mesmo do envio dos documentos. Já outros, aceitam o pagamento após a chegada do jovem à sua família hospedeira. Informe-se sobre seu caso e leia atentamente as informações que seguem.

SEGUROS PARA OUTBOUNDS (BRASILEIROS QUE VIAJARÃO PARA O EXTERIOR)

Seguro de Vida

Independentemente do país para onde o jovem irá, este seguro deve ser contratado aqui no Brasil, adquirindo-se a cobertura específica (Vida/Acidentes) e aproveitando a concessão gratuita da Assistência em Viagem que a seguradora oferece para os primeiros 90 dias. O custo mensal é de apenas R$ 20,00 e é debitado automaticamente na conta-corrente dos pais.

Seguro Saúde

Para este seguro, o jovem deve se informar sobre as regras do país para onde vai viajar, verificando se ele exige que se contrate o seguro lá no exterior. É o caso dos EUA e Austrália, por exemplo.
Verifique também se lá existe um produto melhor ou mais barato do que o nosso (Bélgica e muitos outros). Ou se o estado provê gratuitamente os serviços de saúde.
Nesses casos, o jovem deve procurar contratar daqui, antes de viajar, o seguro do país de destino, seguindo as instruções enviadas por eles.
Ou aproveitar a cobertura gratuita de Assistência oferecida pelo nosso seguro de Vida/Acidentes e contratar o Seguro de Saúde no destino, nos primeiros dias após a chegada.

Para aqueles países onde seria difícil ou impossível contratar um Seguro Saúde
Se a família já possui Seguro Saúde no qual o jovem conste como dependente (não confundir com Plano de Saúde), devem procurar seus agentes/corretores e verificar como devem fazer para utilizá-lo no exterior.

SEGUROS PARA INBOUNDS (ESTRANGEIROS EM VIAGEM NO BRASIL)

A Expro Brasil® exige que o jovem estrangeiro chegue ao Brasil já com cobertura de seguros adequados (Vida/Acidentes e Saúde) e isso é informado a ele antes que saia de seu país.
Assim que chega, seus documentos de seguro precisam ser verificados pelo Oficial de Intercâmbio e Conselheiro e ele deve saber perfeitamente como usar suas coberturas, caso precise, juntamente com sua família hospedeira.
Caso o jovem venha sem seguro, deve-se pedir que ele contate sua família no país de origem e apresente em prazo determinado (uma semana) os contratos dos seguros exigidos.